Yoga Nidra – O Yoga do Sono Consciente

por:

Yoga Nidra - O Yoga do Sono ConscienteYoga Nidra ou “Sono Yogi” é um estado de consciência entre acordado e dormindo, algo como indo dormir. Esse é um estado no qual o corpo físico está completamente relaxado e o praticante se torna sistematicamente cada vez mais consciente do seu mundo interior ao seguir um conjunto de instruções verbais.

O relaxamento profundo do corpo físico e da mente analítica, permitem baixar nossa frequência cerebral as ondas theta – quase ao nível do sono – que representa uma situação oportuna para abrir espaço para a consciência explorar as camadas mais profunda da mente e assim libertar episódios que já não nos servem mais criando espaço para novas trajetórias.

Yoga Nidra está entre os mais profundos estados possíveis de relaxamento enquanto mantém-se a consciência plena.

Para que serve?
Quando a consciência é separada das experiências e estímulos exteriores sem adormecer, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de diferentes maneiras, como por exemplo, para desenvolver a criatividade, acessar memórias à muito esquecidas ou ainda transformar a natureza individual. É um estado em que criamos nossa própria realidade!

Autoconhecimento e autocura são as palavras que definem essa antiga prática ainda pouco conhecida pelas pessoas comuns, mas que recebe cada vez mais atenção da ciência devido a seus efeitos terapêuticos na mente e no corpo.

Foi e ainda é utilizada para ajudar soldados de guerra a lidar com o transtorno de stress pós traumático.

Como praticar?
Para praticar Yoga Nidra precisamos relaxar profundamente nosso corpo físico enquanto nos mantemos conscientes para acompanhar as instruções do relaxamento. E para isso acontecer é de extrema importância que nosso corpo esteja aquecido, de forma a conseguirmos focar no que realmente importa ao invés de ficarmos pensando no frio. A prática é realizada em Savasana e necessita de uma almofada para apoiar a cabeça e uma manta. Qualquer pessoa pode praticar. Não existe qualquer tipo de restrição.

História do Yoga Nidra
Yoga Nidra refere-se a consciência consciente do estado de sono profundo. A concepção do Yoga Nidra é muito antiga nas tradições indiana, tal como no Hinduísmo e Budismo. Krishna é frequentemente associado com Yoga Nidra em Mahabharata. Muitos yogues e rishis também experimentaram Yoga Nidra ao longo de suas vidas.
Na idade Moderna o Yoga Nidra foi experimentado por Satyananda Saraswati quando ele foi viver com seu guru Sivananda Saraswati em Rishikesh. Ele começou estudando as escrituras tântricas e após a prática construiu um sistema de relaxamento, o qual ele começou a popularizar em meados do século 20. Ele explicou o Yoga Nidra como um estado de espírito entre a vigília e o sono que abre fases profundas da mente. A forma de prática ensinada por Satyananda inclui 8 estágios.

  • Internalização
  • Sankalpa
  • Rotação da consciência
  • Consciência respiratória
  • Manifestação de Opostos
  • Visualização criativa
  • Sankalpa
  • Externalização

Em 1971, nos EUA, foi a primeira vez que um pesquisador monitorou atividades cerebrais de um iogue indiano sob a direção do Dr. Elmir Green. Usaram eletroencefalograma para registrar as ondas cerebrais de Swami Rama enquanto ele praticava Nidra. O que gravaram foi uma revelação para a comunidade científica. Swami demonstrou a capacidade de transitar por vários estados de consciência.

Também poderá gostar de:

Psicologia Transpessoal: entre a ciência e o espírito

Yoga e Consciência nos Relacionamentos

 

 

Tem 1 comentário para “Yoga Nidra – O Yoga do Sono Consciente”

Pode deixar uma resposta ou Siga este post.
  1. Arthur Andrade Moreira says: 2019/09/17 at 23:00

    Olá,
    existe no seio do Nidra Yoga alguma técnica ou recomendação ao sonho lúcido? A minha pergunta é: o sonho lúcido tem alguma relação com o Nidra Yoga?
    Grato, Namastê.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu e-mail não será publicado.