Vou Meditar ou (Me)deitar?

por:

Tudo na vida depende de sermos capazes de mantermos o equilíbrio, para nos mantermos em pé, sermos capazes de andar corretamente e principalmente, verbalizamos os nossos sentimentos, emoções e pensamentos.

Faça uma pausa e repire uma vez…

Quando nos sentamos ou deitamos ou, no mínimo, andamos com os pés descalços sobre a terra, ficamos em contato direto com as energias alquímicas da terra que passam e energizam o nosso organismo através dos Chakras.

Segundo a filosofia iogue, são centros energéticos dentro do corpo humano que distribuem a energia  (prana) através de canais (nadis), energia que nutre órgãos e sistemas.

Agora volte a pausar e respire duas vezes…

Mas vamos perdendo cada vez mais o hábito de andarmos descalços até porque há cada vez menos áreas relvadas, e os nossos calçados em geral criam ainda um maior isolamento por terem solas de borracha ou substâncias não condutoras de energia, Respire…ao nos sentarmos ou ate mesmo deitarmos, aumenta o contato mais direto com os nossos chakras inferiores, principalmente o básico ou sexual, que são o portal de acesso da energia elementar da terra no nosso corpo.

E aumenta o contacto com os chakras superiores que são o portal e via de entrada das energias do Cosmos através da respiração.

Agora faça uma pausa de novo neste ponto final e respire três vezes e mude de parágrafo.

Assim, além da posição em que nos colocamos, a respiração é o segundo fator de importância para o bom êxito da nossa meditação.

Pausa… Mas sabemos respirar?

Pausa… Sabemos que respiramos?

Pausa… A maioria de nós anda muito distraído pelos muitos interesses e preocupações do nosso quotidiano, nem percebemos que respiramos; na verdade, todo o nosso corpo respira.

Pause e Inspire… e Expire… Pois, é preciso alguma disciplina e ritmo. Quem respira mais pela boca, ou seja, inspira e expira, mas renova em menor grau o ar necessário para os pulmões ficarem mais limpos e ativos.

Pause e Inspire… e Expire… Quando se fala em Meditar, geralmente imaginamos técnicas orientais, especialmente as budistas, mas na verdade meditar é universal.

Agora faça Pausa… Silêncio… escute o seu corpo, relaxe a língua no céu da boca… tranquilize a mente…

Pausa…  Inspire e Expire… feche os olhos… Para que o nosso desempenho seja melhor, a prática da meditação é uma forma de nos desligarmos da agitação e exaustão provocadas por atividades da vida diária em todos os setores.

Pause…  Inspire e Expire… Não é necessário sentarmo-nos ao pé de uma figueira e não fazer mais nada o resto das nossas vidas como dizem as lendas e a tradição. Basta abrirmos a porta da nossa vontade e experimentarmos o processo o caminho para a paz… paz interior, do silencio da palavra, da tranquilidade mental!

E ir meditar pelo menos cinco minutos hoje, amanhã 6 minutos e depois de amanhã 7 minutos, ou sempre que estivermos acelerados e só pedras apareçam no nosso trajeto…

Então faça Pausa e Respire… ouça a sua respiração… a dançar o seu corpo até ao silencio do mesmo… a ouvir mantras até o seu coração se encher de pacificação e saborear a sua presença.

Pause e Respire… com a presença na consciência de estar aqui e agora em pausa silenciosa, onde a tranquilidade respeitosamente nos vêm visitar.

Pausa e Expire… É tão simples como orar…

Inspire… não mecanicamente e sim focalizando o processo… Expire… Toda a oração feita conscientemente é um mantra pedindo ajuda para resolver os problemas ou dificuldades.

Pausa e Inspire e Expire… Se lhe disser que com a meditação aumentam os seus próprios recursos para enfrentar e resolver esses problemas e essas dificuldades terá mais vontade de convidar mais vezes a Tranquilidade ao seu interior?

Pause… Respire e reflita… sorria… Sabia que “antigamente” as pessoas ao se sentarem para uma refeição, antes davam graças ou abençoavam agradecidas a comida que iriam consumir? Para que a digestão se procedesse adequadamente, nada mais que isso, nutrindo o corpo com as energias necessárias à sua vitalidade. Era uma forma de meditação.

Agora sim… Respire… Respire profundamente até o seu peito ficar como um balão e se elevar…

Medite…

Escreva uma resposta ou comentário

O seu e-mail não será publicado.