O que esperar de um Retiro Yoga & Natureza

por:

Participar num Retiro Yoga & Natureza é abrir-se a experienciar o Yoga, o contacto com a Natureza e a expressão genuína do Ser – ser acolhido pela natureza, caminhar por paisagens amplas, praticar Yoga, desacelerar, desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, celebrar a vida…

Um Retiro Yoga & Natureza não se limita às práticas físicas mas sim pretende tocar as dimensões mais subtis e profundas do Ser, com uma abordagem ampla e diversificada para experienciar e aprofundar a relação com o que chamamos espiritualidade.

O propósito é ir mais fundo no conhecimento do Eu através da escuta da vida em mim e da vida ao meu redor, vislumbrando talvez o fio que tudo liga, a Realidade una e única que prevalece.

Em que “escutar” significa ouvir, ver e sentir de forma clara, com o coração tranquilo e a alma recetiva, para poder receber a vida de forma mais pura e expressarmo-nos de forma mais verdadeira.

Tomar consciência da Natureza em nós, que ecoa a Natureza à nossa volta.
Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.

A intenção de um Retiro Yoga & Natureza é assim criar e cuidar dum espaço onde cada participante tenha a oportunidade de relaxar o corpo e a mente, conectar-se com a natureza e com a sua força interior, expandir a consciência e estar atento/a à dimensão mais subtil e imaterial da Vida.

Em segundo lugar, a minha intenção é contribuir para que estas qualidades estejam mais presentes na vida de cada qual após o retiro, e desta forma, contribuir para o Bem Maior.

Para conseguir este propósito, vamos explorar as seguintes ferramentas:
Yoga – incluindo posturas, respiração consciente, relaxamento profundo, meditação e mantras-, atenção plena, contacto com a natureza, alimentação saudável e consciente, convívio, descanso, questionamento e reflexão, partilha, silêncio, música, dança e movimento livre, voz, chi kung e xamanismo, incluindo rituais de invocação e agradecimento das forças da Vida e momentos de celebração.

Se esta proposta te agrada, és muito bem vinda/o.

Não é necessário ter experiência, seja com o Yoga ou com qualquer outra das práticas, nem já ter feito algum retiro. As práticas físicas são acessíveis e ajustáveis, convidando cada pessoa a respeitar o seu ritmo e o seu corpo; o importante é um estado de saúde que permita participar nas atividades com segurança e integridade.
O essencial é a motivação e a atitude – curiosidade, recetividade, confiança, sensibilidade, respeito e humor!

Alguns testemunhos:

“A semente foi lançada em cada Ser desse grupo! Absorver e cultivá-la cabe a cada um! Deixarem florescer…!!”

“Nunca tive na vida uma experiência tão regeneradora como esta física e emocionalmente. Agradeço sobretudo o cuidado constante com o participante, o carinho e a simpatia, verdadeiramente inspiradora Lina.”

“Eternamente grata pelo carinho, amor, paz e partilha. Estou de coração e alma cheia!”

“Os trilhos que fizemos e o contacto direto com a Terra, os pés descalços, marcaram momentos de enorme humildade, respeito, meditação e liberdade… por instantes senti-me “livre”! Os cânticos de mantras foi algo sublime, também, pela envolvência que proporcionou no espírito do grupo. Por último e, não menos importante, a prática de silêncio foi muito enriquecedora.”

“Reaprender a respirar e pensar mais no meu EU… Maior consciencialização da beleza da Vida”

Tem 1 comentário para “O que esperar de um Retiro Yoga & Natureza”

Pode deixar uma resposta ou Siga este post.
  1. Lina Afonso says: 2019/09/11 at 17:18

    Às vezes a palavra “retiro” pode assustar! Pode parecer algo demasiado avançado, ou profundo, ou muito sério, só “para as pessoas que estão preparadas” e que “têm experiência”. Quando na verdade pode ser algo muito simples e natural, com liberdade, leveza e descontração. Permitirmo-nos uma pausa, um descanso, mimarmo-nos, cuidarmo-nos. Nutrir Corpo e Alma!

Escreva uma resposta ou comentário

O seu e-mail não será publicado.