Professor João Gonçalves em Lisboa

por:

O professor João Carlos B. Gonçalves estará em Lisboa na segunda quinzena de Agosto de 2019, ministrando alguns cursos relacionados ao yoga, ao shivaísmo da Caxemira e à prática de meditação.

Há cerca de 15 anos, atua como professor em diversas formações de professores de yoga no Brasil, contribuindo com temas relacionados à filosofia indiana antiga, práticas meditativas e língua sânscrita.

Sempre trabalhando com a leitura dos textos indianos antigos em sua língua original, o sânscrito, tem apresentado a seus alunos o pensamento filosófico indiano antigo com o intuito de esclarecer conceitos e técnicas que podem trazer autonomia em suas práticas pessoais.

Autonomia e liberdade de pensamento têm sido dois grandes pilares de sua forma de ensinar, que procura mostrar, na herança dos pensadores indianos antigos, que o yoga traz consigo, juntamente com a disciplina pessoal e a reverência pelos textos tradicionais, um imenso respeito pelas experiência interior e a forma como cada indivíduo recebe esse conhecimento.

Ao longo dos últimos anos, tem se dedicado a promover o estudo do pensamento indiano antigo, sob um curso com duração de uma ano, conhecido como “formação em filosofia do yoga”, ministrado no Ashram Urbano, escola mantida por ele e sua esposa, a professora de yoga Rosana Rosch.

Neste curso, tem possibilitado aos alunos o contato com textos fundadores de algumas vertentes do pensamento filosófico da Índia antiga.

Para sua vinda a Lisboa, o Professor João Gonçalves extraiu algumas disciplinas do currículo da formação em filosofia do yoga e, estruturou assim, dois cursos intensivos nos quais os interessados poderão desfrutar dos conhecimentos e das práticas contidas nesse rico repertório milenar.

Cursos com o Prof João Gonçalves:

Yoga-sūtra, sua história, cosmologia e prática meditativa

Shivaísmo da Caxemira – estudo da obra Pratyabhijñāhṛdayam

Escreva uma resposta ou comentário

O seu e-mail não será publicado.